> Perhappiness: Gosto Pessoal X Qualidade Literária
         
 

Gosto Pessoal X Qualidade Literária

31 março 2014


Esse é mais um vídeo discussão que eu já queria ter feito faz tempo, pois é sobre um assunto que eu vivo pensando: será que as pessoas conseguem enxergar a diferença entre gosto pessoal e qualidade literária? Ou elas acham que se elas gostam de tal livro, isso significa automaticamente que o livro é bom (e vice-versa)? Pra mim sempre foi muito claro que existe aquilo que é "bom" ou "ruim" e que isso não varia de acordo com meu gosto literário, pois eu posso gostar de algo que seja "ruim" e não gostar de algo que seja "bom". No vídeo abaixo vocês conseguem entender melhor o que eu quero dizer e espero muito que vocês gostem! Não se esqueçam de comentar com a opinião de vocês!


Não se esqueça de clicar em "gostei" pra mim e de se inscrever no canal caso ainda não seja inscrito!


Um grande beijo e até já!



Me acompanhem também nas redes sociais:

9 comments:

  1. Vanessa!
    Adorei a temática que você abordou no vídeo. Devo dizer que tenho um pouco de dificuldade em fazer o tipo de análise critica que você citou (enredo, escrita, personagens)... Acabo avaliando pelo meu gosto pessoal e pelas expectativas que tinha em relação à obra. Mas não é algo que eu faço (e vou tentar não fazer constantemente) de propósito: eu realmente não tinha percebido que esse tipo de análise era importante. Falta de costume, talvez. Obrigada por abrir minha cabeça, haha!

    Beijinhos,
    Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Não é algo tão fácil assim de fazer também, mas com o tempo e o esforço voce vai desenvolvendo esse senso critico cada vez mais!
      Beijos!

      Excluir
  2. Vídeo e tema de discussão ótimos!
    Entendi o que você quis dizer e gostei de ter abordado o assunto. Tenho um pouco de dificuldade com isso... A parte de gostar de coisas ruins eu entendo e vivo. Gosto muito da série Crepúsculo (tirando o último que é péssimo e abandonei rss) mas sei que o livro é fraco, é clichê, é mal estruturado... Mesmo gostando, eu não tenho problema nenhum em ouvir pessoas falarem que é um lixo, que não presta, que deveria ser queimado.... enfim, rss... Gosto é gosto!
    Já quando não gosto de um livro, tenho um pouco de dificuldade em ouvir pessoas cultuando-o... kkkkk
    Um enorme exemplo disso é O Grande Gatsby. Vi um milhão de resenhas MEGA POSITIVAS sobre o livro, fiquei super curiosa, nem vi o filme, pra me dedicar apenas à leitura do livro... Quando terminei a leitura eu simplesmente estava REVOLTADA! Achei superficial, raso... Ainda sofro quando o vejo sendo cultuado... kkkk

    Mas vou rever meus conceitos. Gostei do que você falou, sobre o alcance das resenhas, sobre o fato das pessoas terem gosto diferente do nosso.... Com certeza vou levar isso em conta a partir de agora, mais do que nunca....

    Adorei o vídeo! Beijooo

    http://subexplicado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce, também acho mais fácil ver alguem falando que um livro que eu gosto é ruim do que falando que um livro que eu nao gosto é bom kkkk Mas isso énormal, a gente vai melhorando com o tempo =)
      Beijos!

      Excluir
  3. Super legal o tema que voce abordou, eh uma coisa que eu tento fazer, separar o fato de eu glstar de algo pra poder fazer uma analise e nem sempre e facil, mas eu admito q gosto de.coisas muito ruins. Acho q a maioria das pessoas nao sabem fazer isso, e é por esse tipo de.coisa q eh mt dificil vc discutir/comentar sobre um livro em um grupo de.livros por ex, as pessoas levam o "gostar e SER BOM" Tao juntos que acham uma heresia alguem apontar.os pontos ruins q ela simplesmente ignora e vice-versa

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa!

    Muito legal colocar temas para discussão em seu canal. Particularmente, acho que existe sim essa diferença, pois há livros com enredos mais fortes e melhor escritos que outros. No entanto, sempre tento fazer essa comparação por gênero no meu blog. Por exemplo, não comparo um clássico ou um livro com uma escrita mais complexa com um entretenimento. Até por que busco coisas diferentes quando leio cada um. Já na questão do Gosto Pessoal, acho que é isso exatamente que faz o sucesso dos blogs e vlogs literários. Claro que gosto de ler uma crítica mais embasada, mas o boca a boca ainda é um dos meios mais efetivos de divulgação. Sempre pego dicas de pessoas que tem o gosto parecido com o meu.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Vanessa

    Acho super interessante abordar temas assim, sempre faz a gente pensar sobre isso. Para algumas pessoas é extremamente difícil separar a qualidade literária do gosto pessoal, porque pra mim a maioria das vezes eu vou pelo meu gosto pessoal. E algo que deve ser trabalhado e eu tento isso, mas é muito difícil. Sempre que pego alguma dica de livro eu opto pelo gosto pessoal, se a pessoa tem um gosto pessoal parecido com o meu, então sempre vai ter isso.. mesmo que a gente tente levar ir pela qualidade literária.

    Sim, eu já li livros com qualidade ótima, mas que eu não gostei. Já livros que são ruins, mas que eu gostei. Livros clichês, é algo que gosto e que sempre estou lendo.

    Bem, gostei do seu vídeo e de sua sinceridade, para muitos leitores é difícil separar esses dois itens. Como disse anteriormente, é algo que deve ser trabalhado por cada pessoa, tem um equilíbrio dos dois.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee =)
    acho que você está certa e até concordo com você. Eu particularmente tenho opinião própria, geralmente o que blogosfera aclamam como ótimo eu me decepciono, não que não gosto da leitura, mas por não ter alcançado toda a expectativas. Me recurso até a ler alguns livro, vou citar 50 Tons - sim, eu amo esse gênero, mas me recurso a ler esse livro. Nunca li Harry Potter e nem tenho curiosidade nem pra ver os filmes.. e assim vai.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter


    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa!
    Acho essa uma discussão muito valida! Existi sim a diferença entre um livro bom e ruim. E existi uma série de fatores a ser analisado. Porém quando eu leio, eu não procuro o melhor livro tecnicamente escrito, sabe?! Eu procuro um livro que me envolva, me prenda, me faça sentir o que está sendo contado, me faça querer gritar e xingar, ou suspirar e falar. Falar e falar sobre ele. Procuro bons personagens e não acho que por a história ser clichê pode ser considerada ruim. Isso sim é subjetivo!
    Bem... Isso é um bom livro para mim, aquele que me tire da realidade e me faça viajar nas páginas e esquecer a vida!
    Qualidade literária existe, é real. E gosto é gosto! Por isso quando eu escrevo as minhas resenhas tento deixar BEM claro que a minha nota e as minhas palavras são baseados no meu gosto e no meu sentimento perante ao livro citado! Quem me acompanha e lê o que escrevo sabe que minhas resenhas são muito sentimentais e eu tento passar o que eu realmente senti lendo os livros! Assim como eu procuro blogs de pessoas que tenham o gosto parecido com os meus e falem de uma forma parecida com a minha.
    Beijos
    Boa discussão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo