> Perhappiness: Projeto Blogs Literários em Sala de Aula
         
 

Projeto Blogs Literários em Sala de Aula

20 agosto 2013

O professor e escritor Demetrio Alexandre Guimarães é o primeiro autor parceiro do Central da Leitura e está desenvolvendo um projeto super interessante com seus alunos da rede estadual de ensino de São Paulo. Para incentivar a leitura entre seus alunos e ao mesmo tempo aliar a educação ao uso das novas tecnologias, o autor ensinará os estudantes a acessar, seguir e comentar nos blogs e  também a fazer uma resenha crítica!
Eu acredito muito nesse projeto e tenho certeza que será uma excelente forma para os alunos desenvolverem o amor pela literatura de uma forma interativa e muito mais divertida para eles.
O meu papel como blogueira no projeto é simplesmente de ler os dois livros do autor e resenhar aqui no blog pra vocês e pros estudantes do Demetrio lê-los. Não precisei pensar duas vezes quando descobri que a temática da série Rudamon são os super herois! Eu nunca li nada do gênero, mas sempre tive um interesse enorme e tenho certeza que irei me apaixonar pelas leituras, pois só as sinopses já são apaixonantes.
Espero que gostem do projeto e acompanhem junto comigo minhas impressões sobre Rudamon e Rudamon II!

Sinopse: Osorkon levava uma vida dedicada à ciência. Biólogo e especialista em escorpiões dedicou muitos anos de sua vida ao estudo de antídotos contra o veneno desses aracnídeos.
Após divulgar seu grande invento ao mundo, Osorkon recebeu um misterioso contato do Egito, atraindo-o para pesquisar uma espécie de escorpiões nunca vista antes. Ao chegar à terra dos faraós, o personagem percebe tarde demais, que foi atraído para uma armadilha. Após ser atacado por doze escorpiões sobrenaturais no deserto egípcio, Osorkon passa a adquirir super poderes oriundos dos deuses do Egito Antigo.
Cético e totalmente incrédulo, Osorkon inicialmente não acredita que aquilo está acontecendo com ele, e demora a aceitar a missão ao qual foi incumbido. Após uma série de “coincidências” e fatos constatados, Osorkon fica convencido de que o sobrenatural existe mesmo. Agora ele não teria mais como escapar do legado que deixaria para a humanidade. Sua missão foi revelada pelos manuscritos secretos da OSWH (Ordem Secreta dos Waja Hur), uma antiga escola de mistérios do Egito, que lhe entregaria a máscara de Osíris, revelando-lhe a missão à qual estava predestinado. Osorkon tinha a missão de salvar a humanidade... Osorkon tinha que ser um herói... Osorkon se tornaria Rudamon!

Sinopse: Após a morte de Osorkon, o planeta Terra passou a viver na mais absoluta paz. Personagem principal nessa trama, Hor, filho de Osorkon, nasce órfão de pai e mãe, e passa a ser criado por doutor Carlos(melhor amigo do seu pai) que o adotou como se fosse o seu próprio filho. Enquanto Hor crescia, durante um longo tempo, ninguém imaginou que Rudamon estivesse morto. Todos faziam o possível para não praticar o mal. Mas as forças malignas do universo passaram a se incomodar com toda aquela paz que reinava sobre o mundo. 
Apóphis enviou o seu filho Serpentus ao planeta Terra, para encarnar como humano e realizar um sórdido plano de dominar o mundo. A maligna serpente, também encontrou uma maneira de trazer o super vilão Disebek de volta. Ao perceber o perigo, doutor Carlos teve que se mudar de cidade com o pequeno Hor, a fim de protegê-lo. Com o passar dos anos, todos perceberam que Rudamon não aparecia mais. O mal voltou a se instalar lentamente sobre o planeta. 
O personagem Hor passou uma vida inteira buscando explicações sobre o porquê de ele ser diferente dos outros garotos. No dia em que foi dar o seu primeiro salto de paraquedas, Hor descobre que seu pai foi o super herói Rudamon. 
A partir daí muita coisa começa a mudar em sua vida. Como ele usaria seus poderes? As coisas ficam mais complicadas quando Hor recebeu a máscara de Osíris e um manuscrito egípcio, revelando como utilizar seus poderes. Tudo seria perfeito, se eles não fossem falsos, e os piores super vilões do planeta não estivessem em ação... 
Na história anterior, além dos poderes que lhe foram transmitidos pelo semideus Disebek, Osorkon também recebeu o poder de evocar os deuses elementais (que lhe foi conferido individualmente pela máscara de Osíris) Qual será o poder que Hor receberá da verdadeira máscara de Osíris, caso ela venha a chegar em suas mãos? 
O perigoso deus Seth, começou a atacar o mundo com toda a sua fúria, aliando-se à malvada bruxa egípcia Asru. Doutor Manfred, um cientista neonazista, montou uma estratégia em nível mundial, para conseguir o domínio definitivo dos neonazistas sobre o planeta. Em contrapartida, doutor Berg, um cientista judeu criou uma fórmula química para conseguir super poderes e dominar o mundo. 
Durante as perseguições nazistas, um cigano e um pesquisador negro receberam poderes sobrenaturais que não esperavam. A guerra racial estava instalada no planeta. Derramamento de sangue, preconceito e intolerância passaram a dominar o mundo. O planeta precisava novamente de um herói. Quando todos festejavam a volta de Rudamon, algo muito estranho aconteceu... Rudamon não era mais o mesmo... 
 
Pra quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto e o autor Demetrio, segue abaixo uma mini entrevista que eu fiz com o escritor:

V: Demetrio, você disse que sempre foi apaixonado por super-heróis, mas como surgiu a ideia de criar o seu próprio super-herói e qual foi sua maior inspiração na hora de escrever Rudamon?
D: Desde a minha infância eu sempre gostei muito de assistir filmes. Por incrível que pareça, apesar de adorar esse universo dos super-heróis,durante toda a minha vida eu lí poucas histórias em quadrinhos. Eu sempre gostei de ver os super heróis no cinema e em alguns desenhos e seriados de televisão. Em 2007, eu lecionava geografia na cidade de Sumaré (no Estado de SP). Minha carga horária estava concentrada no período noturno e eu tinha apenas três turmas no período da manhã. Eu tinha muitas horas livres durante o dia, e aproveitava bem esse tempo para preparar aulas, corrigir provas e trabalhos, praticar esportes e assistir filmes e seriados de super-heróis da minha coleção de dvds (durante o período que me sobrava para o ócio). Certa tarde quando eu estava assistindo o filme do Homem Aranha 2, tive uma súbita vontade de criar meus próprios personagens dentro desse universo. Foi quando eu senti que chegou a hora de parar um pouco de ver filmes e escrever um livro sobre o assunto, criando personagens e dando vida aos mesmos. Minha inspiração para escrever Rudamon foi aquele "desejo de menino" que existe dentro de quase todo homem que desde garoto admira o universo dos super heróis... Aquele desejo de "se eu pudesse eu seria um super-herói" ajudando as pessoas, eliminando os sofrimentos dos seres que precisam de ajuda... Enfim, aquela vontade utópica de querer ter super-poderes para solucionar todas essas atrocidades que assistimos diariamente nos telejornais. Os poderes de Rudamon foram criados antes dele (poderes que eu gostaria de ter, se eu pudesse ser um super-herói) rs.

V: Você pretende escrever Rudamon III e fazer uma trilogia ou sente que a série já está completa?
D: Sim. Pretendo escrever Rudamon III. Aliás, eu já posso afirmar que tenho toda a história na cabeça, e que apenas preciso sentar e começar a escrever. Pretendo lançar um novo trabalho a cada seis meses. Rudamon III está previsto para Julho de 2014, pois em Dezembro de 2013 lançarei um livro sobre outro personagem que criei. A Saga de Rudamon terminará com o quarto livro que eu pretendo publicar somente em julho de 2015. Esse quarto livro sobre o super-herói contará a história completa sobre a origem do primeiro Rudamon do Antigo Egito (história que é mencionada de forma muito resumida pelo personagem Huni, no meu primeiro trabalho,quando o mesmo revela ao personagem Osorkon o fato dele ser a reencarnação do primeiro Rudamon). Embora minha intenção nesse quarto trabalho seja a de contar sobre a origem do personagem, esse livro terá um caráter de desfecho na história, tendo fortes ligações e "peças que irão se encaixar" com os outros três trabalhos sobre o personagem.

V: O que você acha que é mais importante para os seus alunos aprenderem com esse projeto de trazer os blogs literários para sala de aula?
D: Eu trabalho diariamente para estimular os meus alunos a gostar de literatura. O Governo do Estado de São Paulo está ministrando cursos aos professores e estimulando os mesmos a trabalharem a blogosfera com os seus alunos. Como eu já tinha certa experiência com blogs, e sempre faço muita campanha para que os meus alunos adquiram o gosto pelo hábito de leitura, eu resolvi unir o útil ao agradável, e criei um projeto muito bacana que, ao mesmo tempo que estimulará os meus alunos a lerem mais, também os colocará na blogosfera.O mais importante nesse projeto é o estímulo à leitura e o aprendizado sobre a utilização de blogs relacionados a assuntos literários.

V: Existem planos para uma nova série além de Rudamon?
D: Sim. Eu tenho vários personagens criados e em Dezembro de 2013 publicarei o primeiro livro sobre um deles (que também pretendo transformar em série). Esse livro já está escrito. A partir de agora farei aquela etapa de reler, revisar e reescrever a história. Pretendo lançá-lo no dia 31 de Dezembro de 2013.


Me acompanhem também nas redes sociais:

10 comments:

  1. Ótima iniciativa a do professor! Tomara que muitos alunos se animem e participem...

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Amei essa iniciativa. Bem que poderiam fazer isso na minha cidade também, rs.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaah, que legal! Gostei bastante da iniciativa do Demetrio! Parabéns para ele :)

    Respondendo a sua pergunta lá no blog: vou sim na Bienal, só não sei que dia ainda! Me passa por e-mail que dia e horário você deve estar por lá que eu vejo se consigo fugir do trabalho hahaha

    Beijinhos,
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??
    Ta rolando um BookTour lá no meu blog do livro 72 Horas para Morrer, em parceria com o autor Ricardo Ragazzo. Ao final do BT, haverá um sorteio do livro entre os participantes. *-*

    Clica no link pra conhecer:
    http://umsimplesprazer.blogspot.com.br/2013/08/novidade-booktuor-e-autor-parceiro.html#comment-form

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Você comentou em um post do blog, dizendo que ia participar do Concurso e estou aqui para te lembrar que ele encerra em uma semana! Envie sua capa!
    http://mundoentrelivros.blogspot.com.br/2013/07/concurso-recriacao-de-capas.html

    ResponderExcluir
  6. Oiee, seguindo ^^
    aaaah, que projeto bacana!
    É a primeira vez que leio a respeito e os livros, eu gosot de ler sobre super herói |õ|
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse projeto.
    É uma forma de incentivar a leitura desde cedo.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  8. Super interessante o projeto! Acho que com isso surgirá não so novos leitores, mas novos blogueiros!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Vanessa! Em primeiro lugar eu quero lhe dizer que me sinto muito honrado em ser o primeiro autor parceiro do Blog Central da Leitura. Eu fico muito contente pelo voto de confiança que você está depositando nesse projeto e confesso que, apesar do mesmo ser um grande e difícil desafio, estou confiante que ele possua tudo para dar certo. Essa semana que passou eu já recolhi a autorização dos pais dos alunos que irão participar desse projeto. Semana que vem faremos uma sessão de fotos e pretendo postar no meu blog, antes do dia 30 de Setembro, um artigo sobre o projeto, apresentando todos os alunos participantes. Eu acredito que, ao lerem resenhas em blogs literários de qualidade, como o seu, por exemplo, meus alunos conseguirão adquirir uma ótima noção sobre o que é resenhar um livro, e com o tempo, eles irão adquirir seu próprio estilo de resenhar e acima de tudo, desenvolverem o amor pela leitura, pela escrita e pela blogosfera. Eu agradeço a todos os seguidores desse blog que comentaram até aqui, e que também torcem pelo projeto e acreditam no sucesso do mesmo. Eu desejo muito sucesso para o seu Blog! Abraços a todos!

    http://rudamon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vanessa. Paraibana, leonina, amante dos animais e de homens com cabelos compridos. Isso é basicamente tudo que você precisa saber sobre mim, o resto você descobre nas páginas do blog. ♥

 
Perhappiness © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Brenda S. Pauletti :: voltar para o topo